Bom Dia Brasil: BNDS lança linha de crédito para financiar energia solar em casas e residências.

 In Notícias do Mercado

 

TRANSCRIÇÃO DA MATÉRIA:

A disparada da conta de luz e o crédito mais acessível estão impulsionando o mercado de Energia Solar. Esse setor cresceu 10x do ano passado pra cá, atraindo todo tipo de consumidor.

Onde brilha a luz do Sol, a crise passa longe, pelo menos pra quem investe nessa fonte de energia. Este foi um dos setores da economia que mais cresceram no último ano. Hoje a Energia Solar gerada no Brasil é suficiente pra abastecer cerca de 633 mil residências. 10 vezes mais do que há um ano. Além de grandes usinas, existem mais de 30 mil sistemas instalados em casas, comércios e na área rural.

Uma das razões para o rápido crescimento da Energia Solar é o encarecimento da conta de luz. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a conta subiu quase 500% nos últimos 6 anos. Enquanto isso, o preço do Kit Solar despencou (75%). Hoje o custo médio de instalação de um Kit Solar para uma família de 4 pessoas fica entre 15 e 20mil reais.

A situação ficou tão favorável à Energia Solar, que em grande parte dos municípios do Rio de Janeiro, o retorno se dá em pelo menos 3 anos. Em 13 capitais do país o retorno financeiro acontece em menos de 4. O ranking leva em conta o nível da ensolação das cidades e a tarifa cobrada pela distribuidora local de energia elétrica.

Há uma semana, o anúncio de uma nova linha de crédito do BNDES permitiu a instalação de sistemas solares fotovoltaicos domiciliares, comerciais ou industriais de qualquer tamanho, em qualquer lugar do Brasil, com um financiamento de até 12 anos e juros de no máximo 4,5% ao ano. Na prática, em alguns casos, o valor das parcelas do financiamento fica abaixo do que normalmente se paga por mês na conta de luz.

De acordo com Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR: “Qualquer pessoa física, qualquer pessoa jurídica, mas também governos estaduais e municipais, vão poder acessar financiamentos para reduzir seus gastos com energia elétrica em 80% ou até 90% sem tirar dinheiro do bolso.”

Recommended Posts