Perguntas
mais frequentes

Você tem dúvidas? Nós temos respostas.

Como funciona a energia solar (fotovoltaica)?

A energia solar é captada através de módulos fotovoltaicos (placas solares) de silício purificado que quando expostos ao sol sofrem o Efeito Fotoelétrico. A partir deste efeito gera-se energia em corrente contínua (CC). Então a energia é encaminhada a um inversor instalado dentro da casa ou empresa, onde é convertida para o padrão residencial – corrente alternada (CA). Após essa conversão, a energia é enviada ao quadro geral que por sua vez a distribui entre os equipamentos elétricos da residência ou empresa.

É possível instalar um sistema fotovoltaico tanto em residências quanto em empresas?

Sim. Qualquer unidade consumidora, residencial ou corporativa, pode se beneficiar de um sistema fotovoltaico.

Quer saber quanto você pode economizar? Faça um orçamento gratuito agora mesmo.

É possível acompanhar o desempenho do sistema fotovoltaico?

Sim. os sistemas fotovoltaicos Conqr possuem o Conqr Online permitindo que o cliente acompanhe a produção de energia do seu sistema fotovoltaico em tempo real pelo celular ou computador.

Vale lembrar que este recurso está disponível apenas para casas ou empresas que possuem acesso à Internet no local onde a energia solar é gerada.

Posso instalar energia solar por conta própria?

É possível realizar a compra de equipamentos fotovoltaicos e instalá-los sozinho, porém, há alguns riscos envolvidos. A homologação junto à concessionária de energia elétrica precisa ser feita por um profissional formado na área. Sem a homologação não é possível conectar seu sistema fotovoltaico com a concessionária de energia, impossibilitando a geração de créditos para uso posterior. Há também o risco de perder potencial energético se os módulos forem instalados na angulação incorreta ou com equipamentos de baixa qualidade.

Ao planejar instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, certifique-se de contratar especialistas com experiência de mercado. Que tal solicitar um orçamento grátis ainda hoje?

O que acontece com a energia solar que não é consumida imediatamente?

É comum que o sistema fotovoltaico gere energia em quantidade superior ao que está sendo consumido. Nestes casos, toda a energia produzida que não for imediatamente consumida será encaminhada à rede da concessionária local. Este excedente será revertido em créditos energéticos à unidade consumidora responsável. Assim, todo o excedente gerado durante o dia poderá ser consumido à noite.

Posso transferir meus créditos de energia para outra unidade consumidora?

Sim. Desde que sejam respeitadas as condições impostas pela ANEEL.

  • As Unidades Consumidoras devem fazer parte da mesma concessionária de energia
  • As Unidades Consumidoras devem estar registradas sob o mesmo CPF/CNPJ
O sistema fotovoltaico funciona em dias nublados e chuvosos?

Os módulos fotovoltaicos produzem energia por meio da luz, não do calor. Assim, enquanto houver luz do Sol, haverá geração de energia solar. No entanto, o nível de produção energética está diretamente ligado à irradiação absorvida pela placa. Ou seja, quanto mais luz, maior a geração de energia.

Vale lembrar da possibilidade de utilizar créditos de energia gerados em dias anteriores.

É possível zerar minha conta de luz?

Por mais que seja possível instalar um projeto de energia solar que atenda à 100% do seu consumo de energia elétrica, ainda será necessário pagar a taxa mínima de disponibilidade da sua concessionária. Esse valor varia de acordo com a concessionária da sua região.

O que significa On-grid e Off-grid

On-grid e Off-grid são termos utilizados para definir se o sistema de energia solar está conectado ou não à rede elétrica da concessionária. Casas ou empresas conectadas (on-grid) terão fornecimento de energia mesmo quando houver pouca ou nenhuma geração de energia solar. Casas ou empresas não conectadas (off-grid) necessitam de baterias para momentos sem geração de energia solar.

Quanto custa gerar energia solar fotovoltaica?

O valor de investimento de um sistema fotovoltaico depende principalmente da economia que se pretende alcançar. Mas há diversos fatores que são considerados ao se realizar o desenvolvimento de um orçamento de energia solar (localização, orientação geográfica, instalações do cliente, etc).

O investimento de um sistema fotovoltaico pode variar bastante, de R$6.000 (residência pequena) a milhões de reais (parques solares e grandes indústrias).

Qual é a previsão do payback do meu investimento?

O payback depende de fatores específicos de cada projeto. Variáveis como o posicionamento geográfico do telhado e a irradiação solar local influenciam diretamente no retorno do investimento. Em geral, este acontece a partir de 4 anos da instalação do sistema.

O excedente que será jogado na rede tem prazo para ser consumido?

Sim. A unidade consumidora deve consumir a energia injetada na rede dentro dos próximos 60 meses (5 anos).